Total de visualizações de página

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Peixe mais “estranho” do mundo corre risco de extinção

Foto por Reprodução (metro.co.uk)
Foto por Reprodução (metro.co.uk)
O peixe bolha (Psychrolutes marcidus) vive a 900 m de profundidade na costa leste australiana. Mede até 12 cm. O bicho não caça , fica flutuando, à espera de alimentos, mas o peixe mais “estranho” do mundo corre perigo, denunciam ambientalistas australianos.
A pesca desenfreada de caranguejos e lagostas provoca um desequilíbrio geral na cadeia alimentar que pode fazer com que o peixe bolha suma do mapa. Falta comida pra ele. Ele consome plantinhas e peixes bem menores que ele.
Está havendo na Austrália até abaixo-assinado para que o animal gelatinoso, com essa aparência de “humano órfão”, permaneça vivo. É o mico-leão do Pacífico.
Fonte: R7

                                                           Postado por Gennaro

sábado, 29 de janeiro de 2011

Vídeos

Vídeo sobre peixes osséos



Vídeo sobre as Quimeras

 
Postado por Gennaro

Peixes Cartilaginosos

Os peixes cartilaginosos



Os peixes cartilaginosos da classe Chondrichthyes caracterizam-se por possuir pequenas escamas placóides, esqueleto sem osso, ausência de pulmões ou bexiga natatória, cauda heterocerca, intestino com válvula espiral e um clásper pélvico nos machos. A fecundação é interna. Eles podem ser ovíparos ou incubar os jovens internamente, com dependência variável de vitelo ou material nutritivo. Nos tubarões e raias da subclasse Elasmobranchii, cada bolsa branquial abre-se independentemente na superfície corporal. As quimeras da subclasse Holocephali possuem uma dobra opercular que recobre as bolsas branquiais Os tubarões são predadores: as raias são achatadas, vivendo no fundo do mar, onde alimentam-se de moluscos e crustáceos. A maioria dos peixes atuais é óssea e pertence à classe Osteichthyes. As escamas ósseas continuam na maioria dos casos. O esqueleto interno é, em parte ou quase totalmente, ossificado. Pulmões ou uma bexiga natatória estão presentes. A cauda em geral, é homocerca. A válvula espiral foi perdida na maioria das espécies e cecos pilóricos estão presentes. As brânquias são revestidas por um opérculo. A fecundação é externa e o desenvolvimento é ovíparo na maioria.

Fonte(s):

O Mundo Animal       Postado por Gennaro

Peixes Osséos

Os peixes ósseos possuem endoesqueleto e opérculo formados, predominantemente, por ossos. Essa segunda estrutura protege as brânquias e aumenta a eficácia da circulação de água e, consequentemente, da respiração.


São bastante variáveis quanto à forma, tamanho, cores, hábitats e nicho ecológico. Predominam, quantitativamente, o grupo dos peixes, representando mais de 95% destes.


Possuem epiderme com escamas e células especializadas em secretar muco; nadadeiras flexíveis; boca anterior, com dentes semelhantes entre si; fígado, pâncreas, intestino e ânus. A maioria dos representantes possui bexiga natatória, auxiliando na flutuação.


O coração possui um átrio e um ventrículo, com circulação simples e venosa. Excretam ureia e/ou amônia, com o rim auxiliando neste sentido. Possuem encéfalo com cerebelo bem desenvolvido, olhos bem desenvolvidos, sacos olfativos e ouvido interno. Apresentam linha lateral. São, geralmente, dioicos, sendo que a maioria fecunda seus gametas externamente.


Essa classe é dividida em Sarcopterygii e Actinopterygii. Os primeiros possuem nadadeiras carnosas, com suporte ósseo semelhante às patas de tetrápodes. Além disso, a maioria tem pulmão primitivo e um canal de comunicação entre a cavidade nasal e a faringe (coana): são os dipnoicos. Outro grupo, o das acnístias, é representado por seres vivíparos e de fecundação interna.


Os Actinoperígeos compreendem o grupo com maior número de espécies dentre os vertebrados. Possuem nadadeiras com um feixe de ossos pouco espessos, em formato de leque. A maioria de seus representantes é ovípara e suas larvas, um pouco semelhantes aos adultos, são chamadas de alevinos. Poraquê, sardinha, cascudo e cavalo-marinho e peixe-voador são alguns representantes desse grupo. 
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia               Postado por Gennaro